Suporte de Resistência
Postado por MGonzalez no 12 de junho de 2010Os preços seguem tendências, mas não são linhas retas e sim zig-zags numa determinada direção. Os picos desses zig-zags são chamados de pontos de resistência e os fundos são os pontos de suporte, ambos representando uma espécie de pausa dentro do movimento principal.
Numa alta, tais pontos devem ser superiores aos anteriores e numa baixa, inferiores. Justamente qualquer falha em seguir esse padrão de contínua superação desses pontos serve como aviso de que as coisas estão para mudar.
A experiência da observação mostrou que sempre que um nível de suporte ou de resistência é penetrado de forma significativa, ele inverte o seu papel e torna-se o seu contrário, ou seja, um nível de suporte se torna uma resistência e vice-versa.
Também foi observado que quanto mais longo é o período em que os preços permanecem num nível de suporte ou resistência, mais significativa essa área se torna; também tem importância a ocorrência de grandes volumes de negócios nesses níveis.
A união de pontos de suporte e/ou resistência é que formam as linhas de tendência (de suporte e de resistência) que guiam o analista no exame dos gráficos. Aqui também, quando mais duram, quanto mais são testadas, mais válidas essas linhas. Igualmente, se penetradas, essas linhas têm o seu papel invertido.
As linhas de suporte e de resistência costumam formar canais de alta ou de baixa, muitas vezes com essas linhas em paralelo.
Nas tendências, muitos padrões se formam, geralmente indicando reversão ou continuação dos movimentos, com as exceções habituais que confirmam as regras.
Related Posts
Post Relacionados
Publicado em: 12 de junho de 2010
Categorias: Ações Bovespa, Bolsa, Bolsa de valores, Comportamento do Mercado, Investimentos
Sem comentários
RSS de comentários. TrackBack URI