Busca:

Quedas na Bovespa mais empresas apresentam ganhos


A BM&FBovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) entrou no último mês de 2011 com queda acumulada de 17,94%. Isso não significa, porém, que todos os investidores do mercado tenham perdido dinheiro neste ano.

bov4

Segundo levantamento da Economática, de um total de 25 setores em que estão divididas as empresas listadas na BM&F Bovespa, seis acumularam alta até o fim de novembro.

Em comum, todos eles têm o fato de estarem ligados ao principal motor de crescimento da economia brasileira: o mercado interno. “Neste ano, não coincidentemente, a gente vê os papéis que têm melhor desempenho com características semelhantes, como a não exposição ao mercado externo e a previsibilidade de geração de caixa”, afirma Leonardo Milane, da Corretora Santander. “Além disso, os investidores estão apostando as fichas nas empresas que dependem do mercado doméstico.”

O setor com a maior alta no ano é o de software e dados, puxado pelas operadoras de cartões Redecard e Cielo, também ligadas ao consumo. “Essas são empresas geradoras de caixa, que pagam bons dividendos e, depois de acumular uma forte queda ao longo do ano de 2010, esses papéis acabaram se recuperando”, afirma William Alves, analista da XP Investimentos.

Na outra ponta, setores atrelados ao mercado externo, como papel e celulose, siderurgia e mineração, sofrem com o agravamento dos problemas nos EUA e na Europa. A exceção entre as grandes quedas é a construção civil. Embora ligado à economia doméstica, o setor sofre na bolsa de valores neste ano. Ainda assim, é a maior aposta dos investidores para os próximos meses, diz pesquisa da Banif.

Em dezembro, a maioria dos analistas aposta que a volatilidade continuará. “O que a gente pode esperar é uma volatilidade muito elevada, ao sabor de notícias da Europa”, diz Leonardo Zanfelicio, analista-chefe da Concórdia. Leandro Martins, da Walpires Corretora, diz que o Ibovespa deve ficar entre os 50 mil e 60 mil pontos até o fim do ano.

A XP Investimentos divulgou relatório a seus clientes afirmando que acredita em uma alta neste mês. O retorno médio em meses de dezembro na última década ficou em 6,8%. A recomendação é investir no BOVA11, um fundo de investimento cujas cotas são negociadas como ações e que replica o Ibovespa.

Os analistas recomendam ainda BRFoods e Ambev, do setor de alimentos e bebidas, um dos positivos no ano, e ações de empresas de setores como telecomunicações e energia elétrica, dependentes do mercado interno e boas pagadoras de dividendos.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários.

Comentários encerrados

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil