Busca:

Quais são as ações que devem pagar mais dividendos em 2011


Num estudo feito pelo HSBC se – mostram quais são as ações que devem pagar mais dividendos em 2011, indicando que os maiores lucros entre os acionistas serão do setor de energia elétrica. Por exemplo, Eletropaulo tem estimativa de retorno com dividendo é de 18% em 2011. Se em 2009 o Ibovespa subiu mais de 80%, o investidor não deve terminar 2010 com o mesmo êxito.

O principal índice da Bolsa sequer repôs a inflação: de janeiro a novembro, já que a queda foi de 1,29%, contra uma escalada de preços de 5,25% pelo IPCA. Os analistas já traçam estratégias para ganhar dinheiro em 2011, e as empresas que pagam bons dividendos surgem como uma alternativa viável para aqueles que pretendem engordar o cofre na renda variável não ficarem tão dependentes de uma oscilação positiva da cotação dos papéis.

O estudo do HSBC mostra que as maiorias das companhias que devem pagar bons dividendos são do setor elétrico. Sem mercadoria física ou estoque, essas empresas cobram à vista o que entregam ao longo do mês. Como a infraestrutura já montada tampouco demanda grandes injeções financeiras, a necessidade de reinvestir não se equipara à de empresas que dependem de constante aperfeiçoamento tecnológico. “As margens operacionais são fortes e praticamente toda a geração de caixa vai resultar na repartição dos lucros”, disse Carlos Nunes, estrategista do HSBC.

A partir do acompanhamento de 155 empresas listadas na Bolsa, o HSBC destacou nove companhias com maior expectativa de "dividend yield" para o ano que vem. Esse indicador mede o quanto o investidor deve embolsar com a distribuição dos proventos ainda que o papel não registre nenhuma valorização na bolsa, levando em conta apenas o retorno esperado com o pagamento de dividendos em relação ao preço de cada ação. Ou seja, se uma empresa tem um "dividend yield" de 10% e o preço da ação é de 30 reais, o acionista deverá receber 3 reais em um ano apenas como dividendos e juros sobre o capital próprio.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil