Premissas básicas e base conceitual da análise técnica – CONSTRUÇÕES DE GRÁFICOS
Postado por MGonzalez no 2 de setembro de 2011Existem diferentes tipos de gráfico utilizados na análise técnica. O mais utilizado destes, pela sua praticidade e facilidade de elaboração é o gráfico de barras. Construído por barras que ligam o preço máximo ao preço mínimo em que foi negociado a mercadoria durante o pregão, tendo-se normalmente um pequeno traço horizontal à direita assinalando o preço de fechamento.
Pode-se utilizar também um traço horizontal à esquerda para assinalar o preço de abertura. Neste manual, salvo ressalva em contrário, utilizar-se-á o gráfico de barras diário com o preço de fechamento à direita.
Existem também gráficos de barras de prazo mais longo, semanais ou mensais; nos primeiros a barra horizontal assinala normalmente o preço de fechamento da sexta-feira, enquanto nos mensais põem-se o fechamento do último dia útil de cada mês. Gráficos de barras de prazo mais curto, de hora, ou mesmo de quarto de hora também existem e também podem ser utilizados, dependo da estratégia e do tipo de operação objetivada.
Além do gráfico de barras, existem também gráficos de médias móveis, gráficos de ponto figura, gráficos contínuos nos quais se ligam apenas os preços de fechamento, e outros.
Aqui trabalharemos apenas com gráficos de barras, visto ser seu uso difundido e a maior facilidade de obtenção de dados para a construção dos mesmos o que já não ocorre com os gráficos de ponto e figura que necessitam um acompanhamento contínuo do pregão.
Related Posts
Post Relacionados
Publicado em: 2 de setembro de 2011
Categorias: Ações Bovespa, Analise Técnica, Bolsa, Bolsa de valores, Bovespa, Investimentos
3 Comentários
RSS de comentários. TrackBack URI