Busca:

Premissas básicas e base conceitual da análise técnica – CONSTRUÇÕES DE GRÁFICOS


Existem diferentes tipos de gráfico utilizados na análise técnica. O mais utilizado destes, pela sua praticidade e facilidade de elaboração é o gráfico de barras. Construído por barras que ligam o preço máximo ao preço mínimo em que foi negociado a mercadoria durante o pregão, tendo-se normalmente um pequeno traço horizontal à direita assinalando o preço de fechamento.

DOL6

Pode-se utilizar também um traço horizontal à esquerda para assinalar o preço de abertura. Neste manual, salvo ressalva em contrário, utilizar-se-á o gráfico de barras diário com o preço de fechamento à direita.

Existem também gráficos de barras de prazo mais longo, semanais ou mensais; nos primeiros a barra horizontal assinala normalmente o preço de fechamento da sexta-feira, enquanto nos mensais põem-se o fechamento do último dia útil de cada mês. Gráficos de barras de prazo mais curto, de hora, ou mesmo de quarto de hora também existem e também podem ser utilizados, dependo da estratégia e do tipo de operação objetivada.

Além do gráfico de barras, existem também gráficos de médias móveis, gráficos de ponto figura, gráficos contínuos nos quais se ligam apenas os preços de fechamento, e outros.

Aqui trabalharemos apenas com gráficos de barras, visto ser seu uso difundido e a maior facilidade de obtenção de dados para a construção dos mesmos o que já não ocorre com os gráficos de ponto e figura que necessitam um acompanhamento contínuo do pregão.

Post Relacionados

3 Comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil