Busca:

Panorama no Japão ainda afeta as bolsas do mundo


O Japão seguia sob os holofotes dos mercados financeiros nesta quarta-feira, com as bolsas de valores ocidentais em queda por preocupações com o impacto dos desastres no país asiático sobre a economia mundial.

clip_image002

Investidores aceleraram as vendas de ações nos mercados americanos e europeus depois que o chefe de energia da União Europeia (UE), Guenther Oettinger, alertou para uma catástrofe em uma usina nuclear japonesa nas próximas horas.

No entanto, a porta-voz de Oettinger afirmou que ele não tinha informações específicas ou privilegiadas sobre a situação.

A informação abriu espaço para algum alívio nas perdas dos mercados de ações.

Após uma queda acumulada de quase 20% nas duas últimas sessões, o índice Nikkei da Bolsa de Tóquio disparou 5,7% nesta quarta-feira, embora os papéis tenham apresentado volatilidade.

A Bovespa seguia seus pares internacionais e recuava, mas a baixa era suavizada pelo bom desempenho do setor imobiliário. Petrobras também ajudava, na cola da alta nos preços do petróleo.

O dólar operava praticamente estável frente ao real, enquanto que no exterior a moeda subia 0,4% ante uma cesta de divisas. O iene avançava, ao passo que o euro cedia por preocupações com a situação fiscal em alguns países do continente.

A crise de dívida na Europa ganhou um novo capítulo depois que a Moody’s rebaixou o rating soberano de Portugal para "A3" na terça-feira, com perspectiva negativa.

Da agenda doméstica, destaque para o fluxo cambial, que ficou positivo em US$ 7,429 bilhões nas duas primeiras semanas de março, superando R$ 30 bilhões no acumulado do ano. Ainda, o Índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,71% em janeiro.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil