Busca:

Os mercados e a psicología humana


Muito da matéria intrínseca da análise técnica e do estudo da ação dos mercados se relaciona com o estudo da psicologia humana classificados nos últimos cento e poucos anos, refletem quadros revelando a psicologia altista ou baixista dos mercados.

Uma vez que esses padrões funcionaram, bem no passado, assume-se que continuarão funcionando bem no futuro.

images (2)

A psicologia humana não se altera com o passar do tempo e daí se concluir por esta terceira premissa: o futuro nada mais é do que a repetição do passado.

Tipos de Gráficos

O gráfico mais utilizado é o gráfico de barras, onde para cada período é traçada uma barra vertical com a máxima, a mínima, a abertura( um tic para a esquerda) e a última (um tic para a direita).

O gráfico pode ser intraday (de 5 minutos, 15, 60 etc.), diário, semanal e outros períodos e, geralmente, a escala de preços é logarítmica, para que iguais distâncias no gráfico representem iguais percentagens.

Também é comum associar uma barra do mesmo período com o volume negociado, referido a uma outra escala que fica na parte de baixo do gráfico.

Quando se acompanha mercados de commodities ou futuros, o volume é acompanhado de informação a respeito do número de contratos em aberto do futuro observado.

Uma simplificação do gráfico de barras é o gráfico de linhas, onde apenas o último preço ou fechamento é plotado, unindo-se cotações dos sucessivos períodos por uma linha. A análise de ambos os gráficos é semelhante.

clip_image002

clip_image004

Uma variante do gráfico de barras é o gráfico de velas japonesas ou candles ou candlesticks, onde o espaço entre a abertura e o fechamento é representado por um paralelograma ou corpo, um pouco mais largo que a barra simples e que é branco ou transparente em caso de alta (fechamento acima da abertura) ou escuro em caso de baixa (fechamento mais baixo que a abertura), enquanto continuam marcadas a máxima e a mínima por linhas mais finas ou sombras.

A análise aqui é diferente, concentrando-se em formações de curto prazo de 2 ou 3 pregões que sinalizam o predomínio temporário da oferta ou da demanda.

clip_image006

Ainda cabe ressaltar o gráfico de ponto-e-figura onde a ação do mercado é mostrada de forma mais compacta, focalizando as alternâncias entre movimentos de alta (sinalizados por cruzinhas em colunas de um papel quadriculado) e de baixa (zeros em colunas do mesmo papel); para a continuação de um movimento, basta que se alcance o próximo valor, enquanto que, para mudar de coluna, há necessidade de um movimento na tendência inversa de valor pelo menos igual a 3 quadradinhos (na versão mais popular do sistema, o ponto-triplo).

Os movimentos inferiores aos citados simplesmente são ignorados, o que a compactação do gráfico. A análise é semelhante a do gráfico de barras, com destaque para suportes&resistências e linhas de tendências.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil