Busca:

Oferta de ETFs


Na atualidade, por exemplo, na Espanha, se comercializam uns 20 ETF diferentes. De momento replicam só índices espanhóis, europeios, estadounidenses, de mercados emergentes e de renda fixa.

ETF2

De certo, os EFT sobre o Ibex-35 (o principal índice bursatil da bolsa espanhola) são o fundo do BBVA Ação Ibex ETF, o fundo Lyxor ETF Ibex-35, o Santander EFT Ibex-35, o Santander ETF Ibex Mid Caps y o Flame ETF Ibex Small Caps.

Tomando em consideração o Euro Stoxx 50 (o principal índice de valores da zona do Euto) se comercializam os ETFs BBVA Açao DJ Euro Stoxx 50 e ó Lyxor ETF DJ Euro Stoxx 50.

 

Nos índices americanos se comercializam os ETF Lyxor Nasdaq e Lyxor Dow Jones.

Também se comercializam ETF por sobre o índice Latibex (índice de valores latinoamericanos cotizados em Euros). São o fundo BBVA Açao FTSE Latibex ETF e o BBVA Ação FTSE Latibex Brasil.

Aliás, existem também os fundos ETF que replicam índices de renda fixa (são o BBVA AFI Bonds Médio Prazo, em Euros y o BBVA-AFI Monetário Euto).

O custo dos ETF

O preço que se paga por comprar uma participação num fundo ETF depende da valoração que se faz em cada gestora. Também, tem que levar em consideração uma serie de custos associados. Por exemplo, todos os fundos aplicam uma comissão de gestão que oscila entre 0,15 e o 0,5%. São, por tanto mais baixas que as que cobram os fundos tradicionais, que na media chegam perto do 1,2%.

Como se trata de um produto que cotiza na bolsa, o investidor particular também terá de fazer frente a comissão de corretagem que o intermediário autorizado que vai comprar e vender os ETF por ele na bolsa.

A novidade agora em matéria de ETFs e colocar os olhos nos mercados emergentes e pelo que pode se ver, e nessa direção que os mercados estão indo, mais agora que os mercados tradicionais, por sobre todo os Europeus e Americanos, estão apresentando problemas e incertezas.

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil