Busca:

A Inovação Tecnológica no RS chegando na Bovespa


Empresas inovadoras instaladas no Estado Rio Grande do Sul serão beneficiadas com desconto de até 75% no ICMS. Em congresso na Fiergs, vários especialistas internacionais demonstrarem que inovação vai além de boas idéias, já que é preciso usá-las para gerar mais valor, produtos e serviços.

Foi o dito pelo pesquisador do Centro para Negócios Digitais da Sloan do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o norte-americano Michael Schrage: Mas negócios promissores não dependem apenas de boas ideias. Ele foi parte de um dos painéis do 3º Congresso Internacional de Inovação realizado na Fiergs.

Rio Grande do Sul conta com importante número de empresas inovadoras com benefícios fiscais. Fontes do Ministério da Ciência e Tecnologia mostram que, até o ano 2009, 635 companhias estavam incluídas na Lei do Bem, que reduz a base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social. Dessas, 135, são do Estado Rio Grande do Sul.

O governo local vai complementar com a Lei Estadual de Inovação. Para o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, o esquema tem aplicação para 12 empresas, e as primeiras serão conhecidas até o final do ano.

Nesse listado tem empresas pioneiras tipo a Solidtech 3D, de Passo Fundo, que criou a bicicleta indoor Movebike. A invenção conta com a patente internacional e deve ser exportada para os Estados Unidos e Europa, mas isso recém acontece quando a empresa possa aproveitar a ajuda da lei. O diretor Rudinei Silva argumenta que o produto de inovação é de risco. É importante que o governo possa dividir esse risco com quem está disposto a inovar.

O empresário Ricardo Felizzola tenta a inclusão da futura fabricante de chips HT Mícron na legislação estadual. “Pelo emaranhado jurídico brasileiro, muitas vezes por enjôo os empresários deixam de conhecer a fundo leis que são benéficas”, declarou.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil