Busca:

O que caracteriza as tendências de alta ou baixa


As tendências de alta e baixa são facilmente identificadas. As de alta apresentam fundos e topos ascendentes, ou seja, os fundos novos que se formam estão sempre acima dos fundos anteriores, formando um zigue-zague para cima. ETF4

Sempre que isso ocorrer temos uma tendência de alta. No gráfico 1, uma tendência de alta é representada pela linha L2.

Outros exemplos de tendências de alta estão no gráfico 2, identificadas pelas linhas L3 e L4. Perceba que tais linhas são cortadas pelo gráfico, quando o preço da ação corta a linha de tendência. Isso mostra para o investidor que a tendência de alta chegou ao fim e que o papel atingiu seu ponto de venda.

 

Sempre que determinada ação alterar sua tendência, o investidor poderá facilmente identificar este movimento, caracterizado pelo momento em que a linha de tendência corta o gráfico.

clip_image002

Ao contrário das tendências de alta, as de baixa, da mesma maneira se caracterizam por apresentar topos e fundos descendentes, ou seja, os topos novos que se formam são sempre inferiores aos topos anteriores, conforme o gráfico 3.

Neste gráfico, a linha L5 representa uma tendência de baixa. Assim, como na tendência de alta, quando a linha de tendência corta o gráfico, ela mostra que o movimento de baixa acabou e pode indicar ao investidor um bom ponto de compra.

clip_image004

Para concluir, é importante lembrar que a análise técnica é puramente gráfica, não usa nenhum tipo de ferramenta fundamentalista e, portanto, não faz nenhum tipo de previsão de resultados futuros. O objetivo é traçar estratégias de atuação na bolsa, levando em conta os preços do papel, sem examinar os números das empresas. Portanto, todas as mudanças de tendências são verificadas através do gráfico, como explicado acima. Fatos “da vida real” não têm a menor influência na análise técnica.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil