O arremate da Usina Hidrelétrica de Teles Pires
Postado por MGonzalez no 17 de dezembro de 2010O Consórcio Teles Pires Energia Eficiente, integrado por Neoenergia (50,1%), Furnas (24,5%), Eletrosul (24,5%) e Odebrecht (0,9%) arrematou a Usina Hidrelétrica de Teles Pires e as respectivas instalações de transmissão, com um lance de R$ 58,36 MW/hora, o que representou deságio de 33% sobre o preço teto de 87MW/hora.
A Usina será construída no rio de mesmo nome, entre os municípios de Paranaíba (MT) e Jacareacanga (PA). O consórcio participou somente desse lance no segundo Leilão A-5 de 2010, realizado hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
No que se refere ao sistema de conexão para integração ao Sistema Interligado Nacional – SIN, a usina deverá ser conectada à futura subestação Coletora Norte, que será construída no estado do Mato Grosso, por meio de uma linha de transmissão, de 500 kV. A Coletora Norte será uma subestação convencional, concebida para conexão das usinas hidrelétricas de Teles Pires, São Manoel e Foz do Apiacás.
Para o presidente da Neoenergia, Marcelo Correa, esta é mais uma importante conquista para o Grupo, que se soma à participação adquirida este ano na UHE Belo Monte e aos primeiros projetos em energia eólica. “É uma demonstração de que temos capacidade de investimento para crescer na geração, contribuindo para o desenvolvimento do País”, afirmou.
O ano de 2010 também foi vitorioso para Furnas, que encerra esse período com mais uma conquista importante. “Depois de arrematar uma subestação e duas linhas de transmissão há uma semana, a hidrelétrica de Teles Pires se integra ao nosso portfólio para aumentar a oferta de energia e reforçar a confiabilidade do sistema.
“Com exceção de Jirau, a participação da Eletrosul (24,5%) em Teles Pires representa mais que a soma de todas as outras usinas em construção atualmente”, comemora o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, lembrando que a empresa retomou a área de geração há pouco mais de seis anos com a aprovação do novo modelo do setor elétrico.
Furnas (15%) e Neoenergia (51%), juntamente com a Cemig (34%), já são parceiras no Consórcio UHE Baguari, Sociedade de Propósito Específico constituída para a construção da Usina Hidrelétrica UHE Baguari, licitada em 2005 e localizada no Rio Doce, em Minas Gerais.
Related Posts
Post Relacionados
Publicado em: 17 de dezembro de 2010
Categorias: Ações Bovespa, Bolsa, Bolsa de valores, Bovespa, Comportamento do Mercado, Investimentos
Sem comentários
RSS de comentários. TrackBack URI