Busca:

Índice estável na Bovespa, mas o desempenho e o pior do mês


O principal índice das ações brasileiras fechou praticamente estável nesta segunda-feira, anulando a alta de mais de 2 por cento do começo do dia em uma sessão com o volume mais baixo do mês.

bov7

O Iboves pa fechou com variação negativa de 0,01 por cento, a 52.440 pontos, perto da mínima do dia. O giro do pregão foi de 4,66 bilhões de reais, o mais baixo do mês de agosto. A média diária de volume no mês, até dia 17, é de 9,3 bilhões de reais.

O comportamento da bolsa brasileira foi parecido com o dos índices norte-americanos. O Standard & Poor’s 500 subiu apenas 0,03 por cento, após alta de quase dois por cento pela manhã. O Dow Jones avançou 0,34 por cento.

De acordo com o operador da Icap Corretora Rodrigo Falcão, o mercado trabalhou no aguardo de mais notícias sobre o cenário internacional, como a possibilidade de mais estímulos monetários nos Estados Unidos tendo em vista a desaceleração econômica.

O chairman do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Ben Bernanke, discursa na sexta-feira na conferência anual de bancos centrais, em Jackson Hole, e pode dar sinais nesse sentido.

"A tendência é de baixa, mas a grande pergunta é se (o Ibovespa) vai testar novamente abaixo dos 50 mil pontos ou não. Depende do desenrolar dos problemas nos Estados Unidos e na Europa", afirmou o operador.

Em conversa com jornalistas, o economista-chefe do Santander, Mauricio Molan, e o estrategista-chefe do banco, Marcelo Audi, demonstraram otimismo com o desempenho das ações brasileiras no resto do ano, esperando um "relief rally" (alta de alívio) para um patamar entre 65 mil e 70 mil pontos.

Na opinião deles, a atual volatilidade não é uma repetição da crise de 2008 porque não deve haver uma recessão nos Estados Unidos e porque não há uma crise bancária à vista no exterior, especialmente por causa da disponibilidade de linhas de crédito de emergência para as instituições.

Setores domésticos como bancos e varejo, com expectativa de alta do lucro por ação de 20 por cento em 2012, chamam mais a atenção do banco do que empresas mais dependentes do exterior, como as produtoras de commodities.

Entre as ações de maior liquidez, o papel preferencial da Vale subiu 0,54 por cento neste pregão, a 37,51 reais, e a ação equivalente da Petrobras caiu 0,25 por cento, a 19,65 reais.

O destaque de alta foi a siderúrgica Usiminas, com ganho de 4,75 por cento das ações ordinárias, a 23,15 reais, e de 3,59 por cento dos papéis preferenciais, a 12,70 reais, após a CSN anunciar que aumentou sua participação no capital da Usiminas e que continua avaliando alternativas estratégicas em relação ao investimento na companhia.

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil