Busca:

Melhor desempenho desde janeiro de 2006 na Bovespa


A Bovespa teve o melhor janeiro dos últimos seis anos. O resultado do primeiro mês de 2012 (11,13%) só perde para a variação de janeiro de 2006, quando a valorização foi de 14,73%. A alta colocou o investimento em ações no topo do ranking de rentabilidades mensal. O dólar, por sua vez, assumiu a lanterna da listagem, com queda de 6,63%.

bovespa

Quem acompanhou o desempenho dos investimentos no ano passado ficou surpreso com a atual configuração do ranking.

A Bolsa, por exemplo, perdeu 18,11% no acumulado de 2011, enquanto o dólar ganhou 12,3% no ano. Tais números, segundo especialistas, são importantes para que os investidores percebam o tamanho da oscilação – e do risco – das duas modalidades de aplicação.

Cenário externo

Um dos motivos da reviravolta, dizem analistas de investimentos, é a melhora do cenário externo. “As notícias vindas da Europa e dos Estados Unidos melhoraram o humor dos mercados“, comenta Fábio Colombo, administrador de investimentos. Leandro Ruschel, diretor da corretora Leandro & Stormer, concorda com Colombo e acrescenta que a forte queda do ano passado também contribuiu para esse fôlego no início do ano.

Há ainda quem diga que janeiro é um mês que costuma ser positivo. “Há uma certa boa vontade dos investidores por ser início de ano. É um movimento psicológico”, emenda André Massaro, educador financeiro.

Projeções

Ninguém se arrisca a dizer se a alta da Bovespa vai continuar. Para Colombo, que tem perfil mais conservador, é hora de o investidor iniciar vendas gradativas dos papéis para embolsar esse lucro. Ruschel, que tem apetite ao risco, sugere que estratégias mais elaboradas sejam feitas pelos investidores. Massaro prefere não indicar um caminho, mas alerta: “O panorama mundial não é dos melhores. As coisas podem piorar de uma hora para outra e, se isso ocorrer, a Bolsa também irá para baixo”.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil