Busca:

Leve alta e busca de recuperação na Bovespa


A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia em alta, mas muito próxima da estabilidade. Às 10h39 (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) já recuava 0,03%, aos 63.431 pontos. Hoje, os investidores continuam atentos às notícias sobre a recuperação econômica no exterior e às suas consequências para o mercado brasileiro.

bov8

"A recuperação global mais lenta pode ajudar na convergência da inflação brasileira ao centro da meta (de 4,5%) em 2012, conforme espera o Banco Central", avalia o economista da Senso Corretora, Antônio César Amarante. Ele lembra que os países emergentes, sobretudo os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), foram duramente afetados pelo excesso de liquidez dos mercados, que provocou uma forte alta das commodities.

Para ele, essa leitura beneficia as ações brasileiras, com o temor sobre o cenário de inflação e juros no País se dissipando gradualmente. "As coisas estão começando a ficar mais brandas", completa. Mais que isso, o profissional destaca a afirmação feita ontem pela presidente da Standard & Poor’s no Brasil, Regina Nunes, de que a melhora do rating soberano do País pode ocorrer em um prazo inferior a seis meses – caso algumas necessidades sejam atendidas.

"Na perspectiva está subentendido de seis meses a dois anos. Poderia até ser um outlier e até se concretizar antes disso. Se você tiver mais notícias positivas em relação ao tamanho da máquina pública, à eficiência dos gastos públicos, a reformas que não seriam grandes reformas, mas pequenas reformas pontuais que melhorariam a eficiência do país, sim (pode ocorrer antes)", afirmou Regina, que participou da entrega do prêmio AE Projeções, promovido pela Agência Estado.

Porém, especialistas ainda não foram contagiados e ressaltam que a Bolsa vive em um mercado de baixa (bear market). "É bom parar em 62,9 mil pontos", alerta a equipe de análise gráfica da Itaú Corretora, em relatório divulgado nesta manhã. Segundo eles, este último suporte é forte e, olhando para cima, é fundamental encontrar espaço para buscar a forte resistência em 65,2 mil pontos.

"Mas uma recuperação consistente passa pelo ingresso constante de capital externo na Bolsa", pondera Amarante, da Senso, acrescentando que o saldo positivo de mais de R$ 2,5 bilhões em maio, após três meses de conta no vermelho, é algo para se comemorar.

Em dia de agenda fraca no Brasil, os dados econômicos dos Estados Unidos não decepcionaram. Os pedidos de auxílio-desemprego feitos no país na semana passada caíram mais que o previsto, em 6 mil, ante previsão de baixa de 4 mil.

No Brasil, as ações de frigoríficos devem ser pressionadas por conta da notícia de que a agência de inspeção veterinária e fitossanitátia da Rússia vai suspender, temporariamente, a importação de produtos de criação animal do Brasil a partir de 15 de junho. As restrições vão atingir os Estados de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, totalizando 85 frigoríficos – incluindo Brasil Foods, Marfrig e JBS.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil