Busca:

Investir nos ETFs, uma nova modalidade para operar na bolsa


Mesmo que o investidor apresente receio em colocar fora de fronteira o seu dinheiro na procura de oportunidades, de certo há que no atual grau de globalização dos mercados se permite investir em qualquer bolsa de valores no mundo afora, por mais esquisita que ela seja.

bov1

China, Índia, México… Aproveitar o forte potencial econômico destas economias emergentes já se colocou no alcance da mão do pequeno investidor local. Para isto, um dos últimos produtos que tem começado a se comercializar no mercado, são os chamados fundos ETF.

Este tipo de ferramentas financeiras são fundos de investimentos que podem-se comprar e vender no mercado como se fosse uma ação. Seu custo e bem mais reduzido que no investimento direto nas bolsas da China, Índia, que, pela sua parte, ainda apresentam varias dificuldades burocráticas para que o investidor particular coloque seu dinheiro nelas.

Apostar nos fundos ETF e a melhor forma de chegar perto dos mercados emergentes com mais potencial. Porém, como todo produto que tem seu componente de risco, convém conhecer bem seu funcionamento, antes de colocar dinheiro neles.

¿O que é um ETF?

Os ETF (Exchange-Traded-Funds) podem se traduzir como Fundos de investimento Imobiliário que são comercializados em bolsa.

Não são então, fundos de investimento tradicionais, senão que se trata de fundos que se negociam no mercado com caráter de ações. De fato, sua principal peculiaridade e que se podem comprar e vender no dia, como qualquer ação ordinária.

Quer dizer que o investidor pode investir com a mesma facilidade numa ação de uma companhia de telefonia, banco, indústria do que num fundo ETF.

De momento, a oferta dos ETF e limitada e são poucas as instituições que as comercializam. Nem por isso, como e um produto que cotiza na bolsa, pode-se contratar a través de qualquer intermediário financeiro com autorização para operar na bolsa, ou entidades que prestem os serviços de investimento (sociedades e agencias de valores, brokers on-line, etc).

O objetivo fundamental dos ETF e replicar um índice, quer dizer, reproduzir da forma mais próxima possível a evolução que tem determinado indicador na bolsa.

Por tanto, viram uma opção bem atrativa para investir em mercados de difícil chegada para o investidor particular. Da mesma forma que com as ações, o preço dos ETF muda continuamente no longo do dia, em função da oferta e demanda. O investidor poderá vender quando desejar, durante o pregão da bolsa que se trate, dando a ordem para o seu intermediário financeiro.

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil