Busca:

Índice de Força Relativa (IFR) e sua importância.


Como saber se é a hora certa de comprar determinado papel? Uma boa maneira é aprender a interpretar o indicador mais utilizado em análises desse tipo, conhecido como Índice de Força Relativa (IFR). O IFR é um dos indicadores técnicos mais utilizados para saber se uma ação está em seu momento de compra ou de venda. images (14)

“O IFR dá ao investidor a condição de avaliar os pontos de compra e venda de um determinado papel. A grosso modo, diria que o que fica abaixo de 20 está em posição de compra e, acima de 80, em posição de venda”, explica Enio Fernando Rodrigues, analista da Futuro Corretora de Valores.

A análise não deve ser feita somente pelo IFR. “Eu costumo analisar a situação da empresa de uma maneira mais ampla, ou seja, o que ela pode dar de dividendos ao investidor. No entanto, o IFR pode ser usado como parâmetro para o investidor saber a hora de comprar ou vender o papel. Mas, aviso, ele não deve ser o único ponto de análise na compra ou venda de ações”.

Exemplo de cálculo:

Vamos dizer que a média das altas de um determinado papel no período de 10 dias tenha sido 13% e das baixas 3%. Então a conta é (100 X 13) / (13+3). O resultado do Índice de Força Relativa será 81,25, ou seja, é bom momento para vender o papel.

Agora o exemplo contrário. Digamos que a média das altas de um determinado papel tenha sido 3% e das baixas 25%. Utilizando a mesma fórmula acima, chegamos ao seguinte resultado: o Índice de Força Relativa é 12, ou seja, é uma boa hora para comprar o papel.

Veja abaixo o gráfico de uma empresa e observe as curvas do IFR

clip_image002

Observe bem o primeiro gráfico (IFR 9d), ou seja, o gráfico de Índice de Força Relativa feito sobre a variação dos últimos nove dias. Atente que, em alguns dias a empresa bate variação acima de 80 e, em outros, abaixo dos 20.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil