Fundamentos da Análise Técnica do Mercado Financeiro
Postado por MGonzalez no 1 de setembro de 2011A análise técnica é o estudo da dinâmica do mercado através dos sinais que o próprio merca do emite.
Estes são os preços, o volume de negócios e o total dos contratos em aberto. O analista técnico acredita que todos os fatores que podem influir no preço de um determinado
produto são descontados pelo mercado no processo contínuo de negociação que determina este preço.
O analista técnico diz que mesmo que alguém tenha conhecimento de todos os fatores fundamentais que afetam o preço de uma mercadoria tais como clima, greves, decisões políticas, fatores de demanda, etc…, ele ainda assim não terá todos os dados necessários para compreender a formação dos preços, porque não são estes dados em si que os afetam, mas sim a maneira pela qual os participantes do mercado a ele reagem.
Segundo a análise técnica, o único local em que todos os fatores, tanto os de oferta quanto os de demanda, somado à psicologia das massas com seus medos e esperanças – assim como as suas estimativas e “palpites” – estão reunidos, é no próprio mercado, e que este portanto é que deve ser estudado.
A análise técnica é o estudo de como os preços se movimentam não se preocupando do porque estes se movimentam.
Ela parte de três princípios:
1. A ação do mercado reflete todos os fatores envolvidos neste;
2. os preços se movimentam em tendências;
3. o futuro repete o passado.
Destes três conceitos o mais polêmico é o segundo. Muitos estudiosos pretendem ser este falacioso, afirmando que os preços se movem de forma aleatória, não se podendo portanto prever os movimentos futuros pelo movimento passado. É no entanto difícil de se crer em tal argumentação quando se vê movimentos tais como o do exemplo 1.1.
O terceiro conceito também está relacionado com a psicologia das massas; após quase cem anos de existência da análise técnica têm-se verificado com certa assiduidade que determinadas formações tais como ombro-cabeça-ombro, triângulos, etc… que veremos a seguir, refletem as expectativas altistas ou baixistas dos mercados permitindo prever antecipadamente futuras movimentações dos preços ou reversões de tendências.
Exemplo 1.1 – Tendência de Alta e de Baixa
Exemplo 1.2: – Diversas formações em uma tendência.
Related Posts
Post Relacionados
Publicado em: 1 de setembro de 2011
Categorias: Analise Técnica, Bolsa, Bolsa de valores, Bovespa, Investimentos
1 Comentário
RSS de comentários. TrackBack URI