Entenda o EBITDA
Postado por MGonzalez no 17 de junho de 2010No reino das siglas financeiras, o EBITDA talvez seja uma das mais populares. EBITDA significa Earnings Before Interests, Taxes, Depretiation and Amortization.
Em bom português, significa lucro antes de juros, imposto de renda, amortização e depreciação.
O EBITDA é um número muito valorizado pelo mercado na avaliação de uma empresa. Isso porque espelha o desempenho da empresa levando em consideração, somente os ganhos gerados por sua atividade principal.
O EBITDA não contabiliza os pagamentos de juros de empréstimos, a depreciação de equipamentos e instalações, o pagamento do imposto de renda e a amortização do diferido. Ele é, portanto, um indicador muito importante, pois mede a produtividade e a eficiência do negócio.
O mercado valoriza ainda mais a variação percentual de crescimento ou queda do EBITDA em relação ao período anterior do que o valor do EBITDA isoladamente. Este percentual mostra aos investidores se a empresa em questão conseguiu ser mais eficiente ou aumentar sua produtividade.
Por isso, em informações sobre companhias abertas, você vai encontrar com freqüência referências ao EBITDA. Um bom exemplo é a notícia abaixo, sobre a divulgação dos resultados da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN):
“O EBITDA da CSN alcançou R$ 1,3 bilhão em 2000. O valor recorde ficou 18% acima do registrado em 99. Do total, 2,5% do Ebitda foram destinados ao Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos empregados da empresa.”
Related Posts
Post Relacionados
Publicado em: 17 de junho de 2010
Categorias: Ações Bovespa, Bolsa, Bolsa de valores, Bovespa, Comportamento do Mercado, Investimentos
3 Comentários
RSS de comentários. TrackBack URI
Amigos, continuo em dúvida sobre se devo ou não incluir valores das parcelas de empréstimos bancários no cálculo do EBITDA.
Por favor, vejam se estou calculando certo (valores fictícios):
Faturamento bruto em 12 meses: 2.826.000
Mercadorias: 540.000
Custo fixo: 1.300.000(inclui pro-labore)
EBITDA: 986.000
Deixei de fora os impostos, juros de empréstimos e parcelas de empréstimos.
No custo fixo está incluida a folha de pagamentos e suas despesas, vale transporte, refeição, etc.
Agradeço se puderem me orientar, encaminhando e-mail.
Francisco
Comentário por Francisco Pedrosa — 27 de agosto de 2012 #
Franciso, desculpe nao te visto anteriormente o seu comentario. Aqui oferecemos um anexo completo de como realizar o analise financeiro completo da empresa, aparentemente é de uso incluir o valor das parcelas de emprestimos bancarios no EBITIDA. http://www.flmolina.uevora.pt/gapi/files/FINICIA-Modelo_para_Plano_Negocios_v6.xls
Comentário por MGonzalez — 6 de novembro de 2012 #