Busca:

Bovespa no menor nível em quase um ano


A Bolsa de Valores brasileira atingiu um novo “fundo de poço” neste ano, perdendo 0,97% e fechando com o pior desempenho dos últimos 11 meses: 61.603 pontos.

bov4

Em meio ao nervosismo generalizado nos mercados financeiros com a crise europeia (tendo a Grécia por foco), os investidores “fugiram” de commodities e ações e correram para os títulos públicos americanos (o tradicional porto seguro em dias de maior aversão a risco), o que deu novo gás para o dólar.

A falta de um acordo claro entre os principais membros da União Europeia para “salvar” a Grécia, hoje um dos países mais “arriscados” do planeta (do ponto de vista das agências de “rating”), detonou a onda de vendas nas principais praças.

Na Europa, o epicentro da crise, a Bolsa de Londres e Frankfurt derreteram 1% e 1,5%, respectivamente.

Cruzando o Atlântico, a Bolsa de Nova York retrocedeu 1,48%. Já no front doméstico, o índice Ibovespa anotou giro de R$ 8,08 bilhões, bem acima dos pregões anteriores.

Foco da semana

“O assunto Grécia deve continuar mandando nos mercados pelo restante da semana. Agora, amanhã (hoje), o que deve influenciar o mercado doméstico é a ata do Copom (Comitê de Política Monetária”, diz Eduardo Oliveira, da mesa de operações da Um Investimentos.

A ata vai dar pistas sobre a disposição do Banco Central em elevar a taxa básica de juros (Selic) pelos próximos meses, já ajustada para o nível de 12,25% na última reunião.

O Departamento de Comércio dos EUA apontou uma inflação de 0,2% em maio, ante 0,4% em abril, pela leitura do CPI (voltado para os preços ao consumidor). O chamado ´núcleo´ do índice, que exclui do cálculo os preços de energia e alimentos (mais voláteis), teve uma variação de 0,3%, a maior taxa em quase três anos.

Tanto o índice “cheio” quanto o “núcleo” tiveram variações acima do previsto pelo mercado financeiro. Ainda nos Estados Unidos, o Federal Reserve (o banco central) revelou que a produção industrial de nação norte-americana cresceu 0,4% em maio, após um decréscimo de 0,5% em abril. Economistas de bancos e corretoras projetavam um incremento de 0,3%.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil