Busca:

Bovespa e o SMP


"O Programa de Mercado de Títulos (SMP, na sigla em inglês) está em curso. Repito, em curso", declarou Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE) em entrevista coletiva. Mais resultou firme ao declarar "não vou comentar as observações de participantes do mercado".

O BCE prossegue com seu programa de compra de bônus governamentais e até agora a entidade já gastou € 67 bilhões no Programa de Mercado de Títulos.

Trichet evitou comentar a pressão do mercado para que as compras sejam intensificadas. Varios analistas achavam que o BCE adotaria novas medidas anticrise, como a ampliação das compras de títulos públicos, políticas que já haviam ajudado o euro e as bolsas de valores a se recuperarem.

Num repasso o BCE iniciou em maio ultimo a compra de bônus por meio do SMP, e até agora já gastou 67 bilhões de euros (88 bilhões de dólares) com as operações.

A maior parte do montante foi investida logo nas três primeiras semanas do programa. Mais o plano foi fonte de polêmica dentro do banco. Uma das opiniões mais críticas correspondeu ao alemão Axel Weber. Ele criticou reiteradamente a estratégia, e em outubro pediu que o programa fosse abandonado.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil