Busca:

Bovespa cai 0,6% após subir 12% nas ultimas 5 sessões


Mais sinais de fraqueza econômica na zona do euro interromperam a reação positiva dos mercados, fazendo a Bovespa retroceder após cinco altas consecutivas. Depois de ter chegado a cair mais de 2 por cento no começo do dia, o Ibovespa ainda recuperou-se parcialmente até fechar em baixa de 0,6 por cento, aos 54.323 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 5,9 bilhões de reais.

bovespa

"Hoje saiu um monte de indicadores econômicos, mas o mercado só teve olhos para os da Europa, que foram ruins", disse o operador da mesa institucional da corretora Renascença Luiz Roberto Monteiro.

O profissional referiu-se à notícia de que o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha subiu 0,1 por cento no segundo trimestre, abaixo do previsto. O fraco desempenho da principal economia europeia limitou a expansão da zona do euro no período a apenas 0,2 por cento.

Além disso, o encontro de líderes da França e da Alemanha para tratar da crise de dívidas soberanas da zona do euro terminou sem um anúncio importante, causando certa frustração.

Foi a senha para investidores embolsarem lucros com ações, que tiveram uma aguda recuperação após terem atingido as mínimas desde a crise de 2008 na semana passada.

Assim, outros dados positivos, como o crescimento de 0,9 por cento da produção industrial dos Estados Unidos em julho, acima do esperado, serviu apenas para amortecer a intensidade das vendas nas bolsas.

Na bolsa paulista, o Ibovespa refletiu a queda nos preços das commodities –atingindo os papéis de siderúrgicas e das gigantes Petrobras e Vale. Assim, o principal indicador da bolsa ruiu após um salto de 12,2 por cento nas últimas cinco sessões.

O papel preferencial da petroleira caiu 1,10 por cento, a 20,76 reais, enquanto o da mineradora cedeu 0,25 por cento, a 39,75 reais.

Dentre as fabricantes de aço, o papel ON da Usiminas foi a pior do índice, tombando 8,76 por cento, a 22,81 reais, devolvendo parte dos fortes ganhos recentes.

Na ponta de cima figuraram empresas elétricas e algumas varejistas. Em destaque, Natura avançou 4,52 por cento, a 37,00 reais, seguida pela vice-líder Eletropaulo, com ganho de 3,27 por cento a 29,69 reais.

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil