Bovespa cai 0,3% após melhoria
Postado por MGonzalez no 21 de março de 2011As Bolsas de Valores dos três continentes se valorizaram ontem, com um cenário relativamente mais tranqüilo no complexo de Fukushima, e reagindo sem maior nervosismo aos desdobramentos recentes da crise na Líbia. Na Ásia, o mercado de Hong Kong subiu 1,72%, seguido pelo fechamento positivo nos mercados europeus – em que as ações tiveram alta de 1,18% em Londres- e nos Estados Unidos, onde o índice mundialmente influente Dow Jones ascendeu 1,50%.
Apesar do indicador decepcionante do setor imobiliário – que registrou uma retração de quase 10% nas vendas de imóveis usados-, os mercados se animaram com a compra da T-Mobile USA por US$ 39 bilhões pela gigante americana de telecomunicações AT&T. O negócio acabou por renovar as expectativas por uma nova onda de fusões e aquisições no setor corporativo mundial.
A brasileira Bovespa, no entanto, não compartilhou o entusiasmo dos demais mercados. Embora tenha permanecido no terreno positivo durante boa parte do pregão, o índice Ibovespa cedeu 0,28% no encerramento, com as fortes perdas vistas nos papéis das siderúrgicas. O mercado de câmbio doméstico ainda aguarda a nova rodada de medidas "macroprudenciais" do governo para conter o consumo e atacar a desvalorização cambial, previstas para o período imediatamente posterior ao Carnaval.
É praticamente um consenso entre analistas de que o governo deve agir no sentido de elevar a alíquota do IOF sobre operações com dividas externas, considerando o fluxo cambial já registrado no início deste ano, que ultrapassa em 25% o total contabilizado em todo o ano passado. O dólar caiu 0,17% e fechou a R$ 1,66.
Related Posts
Post Relacionados
Publicado em: 21 de março de 2011
Categorias: Ações Bovespa, BMF bovespa, Bolsa, Bovespa, Bovespa online, Comportamento do Mercado, ibovespa
Sem comentários
RSS de comentários. TrackBack URI