Busca:

Bovespa abre em alta, mas atenta na situaçao da Grécia


A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia em alta, na tentativa de recompor parte das perdas acumuladas nesta semana. A expectativa desta sexta-feira (17) é que seja anunciada uma solução definitiva sobre a dívida soberana da Grécia.

bolsa_de_comercio-300x208

A esperança de um final feliz para essa tragédia grega anima os mercados internacionais e o maior otimismo entre os investidores também deve embalar os negócios locais. Por outro lado, a agenda econômica nos Estados Unidos e a queda do petróleo no exterior ainda são pontos de atenção. Às 10h03min (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) subia 0,35%, aos 61.091 pontos.

A Bolsa teve um fim trágico ontem, quando perdeu o suporte nos 61 mil pontos e se situou em um importante “divisor de águas”. Mas como o dia parece ser de recuperação é fundamental que o Ibovespa volte acima da resistência em 61,7 mil pontos.

O analista técnico da XP Investimentos, Gilberto Coelho, destaca, contudo, que os indicadores seguem baixistas e sobrevendidos, mantendo alerta uma possível nova correção, embora não esteja descartada a possibilidade de ajustes para cima diante das desvalorizações recentes.

Diante dos atuais níveis de preços, alguns agentes acreditam que a proximidade de fim de semestre pode engatar uma recuperação mais consistentes da Bolsa. Mas isso só depois do vencimento de opções sobre ações, na próxima segunda-feira.

O que se comenta nas mesas de operação é que falta comprador para fazer o mercado acionário doméstico subir. Nesse sentido, os analistas da Lerosa Investimentos ressaltaram ontem, em relatório, que qualquer compra em momentos conturbados tem de ser feita com objetivo de prazo mais estendido. “Ou seja, preço convidativo não significa ganho de curto prazo no atual cenário” e os investidores estão mais preocupados em não perder do que em quanto ganhar.

Mas, por enquanto, o dia parece ser de ganhos. A sintonia fina nas declarações da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente francês, Nicolas Sarkozy, sobre a necessidade de um novo resgate financeiro à Grécia – com o apoio totalmente voluntário dos investidores privados – tem harmonia com rumores de que o valor total de um novo pacote pode chegar a 150 bilhões de euros. Nos Estados Unidos, os investidores aguardam a agenda do dia para chancelar o desempenho positivo desta manhã. Às 10h55min (horário de Brasília), será divulgado o índice preliminar de junho da confiança do consumidor, calculado pela Universidade de Michigan, e, às 11h, é a vez do índice de indicadores antecedentes em maio, da Conference Board.

Sobre o setor petrolífero, o mercado aguarda para hoje um possível anúncio do plano de investimentos da Petrobras para o período de 2011 a 2015. Caso a nova versão do orçamento seja aprovada pelo conselho de administração da estatal, o plano deve ser divulgado após o fechamento da Bolsa.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil