Análise Técnica de Ações – Volume de Negócios Parte 1
Postado por MGonzalez no 11 de setembro de 2011Como já vem sendo dito a análise técnica é um estudo do comportamento passado dos preços com a finalidade de determinar possíveis tendências futuras. Nesse estudo os principais elementos são as variações nos preços e as variações no volume de. Neste ponto, nos deteremos a uma análise em separado do volume de negócios.
Volume é o total de contratos negociados de uma determinada mercadoria, em um determinado período de tempo. O volume diário é o mais comumente utilizado.
No quadro abaixo, podemos ver como o volume vêm apresentado graficamente.
Normalmente, este diagrama se apresenta abaixo do gráfico de barra.
Exemplo: – Gráfico de barras e volume
COMO INTERPRETAR O VOLUME
Depois do comportamento dos preços, o nível do volume pode ser encarado como o mais importante demonstrativo de comportamento de determinada mercadoria ou ação; uma vez que ele representa a pressão vendedora e a força compradora. A análise do volume permite que se confirme determinada tendência ou então que se sinalize seu enfraquecimento. No diagrama abaixo, procuraremos demonstrar o volume em 3 situações básicas de uma tendência. A sua confirmação, o seu enfraquecimento e a sua inversão ou quebra.
Exemplo – Interpretação do volume
Nos pontos –1- e –3- o elevado volume vem a confirmar a alta nos preços, enquanto a correção técnicas no ponto –2- vêm acompanhado de volume relativamente baixo. Assim, o volume tende a aumentar com os preços se movendo na direção da tendência e diminuir no caso contrário. Entretanto no ponto –3- o volume está mais abaixo do que no momento inicial da alta ponto –1- .
Na correção técnica no ponto –4- o volume não cai demonstrando que a tendência pode reverter. No ponto –5- o volume cai com a alta dos preços demonstrando que a alta não é consistente. No ponto –6- o volume fraco demonstra que a tendência da baixa está perdendo força.
No ponto -7- o alto volume confirma a quebra da linha de tendência de baixa e indica o princípio da tendência de alta. Após a quebra o mercado acumula em correção no ponto –8- com volume baixo. No ponto –9- o volume retorna e confirma o retorno a tendência altista.
Related Posts
Post Relacionados
Publicado em: 11 de setembro de 2011
Categorias: Ações Bovespa, Analise Técnica, Bolsa, Bolsa de valores, Bovespa, Comportamento do Mercado, Investimentos
6 Comentários
RSS de comentários. TrackBack URI